Tema: O homem do século XXI: vaidoso ou narcisista?

Regras exigidas para a redação do Enem

* O texto deverá ser dissertativo-argumentativo;

* O aluno não poderá fugir do tema;

*  Não será aceito qualquer ilustração ou desenho na folha de entrega da redação para correção – se aluno assim fizer obterá nota zero nessa avaliação;

* O candidato que escrever 7 linhas ou menos em toda a redação, terá rendimento igual a zero no teste;

* Se o candidato colocar qualquer citação dos temas propostos para a redação, a avaliação será automaticamente anulada.

 

Tema : O homem do século XXI: vaidoso ou narcisista?

 

O erro é comum, mas não – nada a ver com as medidas do cidadão. Uma das palavras da moda em todo o mundo é uma daquelas raras com certificado de autoria, firma reconhecida e tudo. Segundo ele mesmo propaga, e ninguém desmente, foi criada ainda nos anos 90 pelo escritor inglês Mark Simpson, autor de uma biografia do cantor Morrissey, entre outros livros bandeirosos – um sujeito que já foi chamado pela revista Vogue de “Anticristo gay”.

Simpson queria, com o metrossexualismo, nomear um comportamento novo: o de homens heterossexuais (oficialmente, pelo menos) que dedicam à própria aparência – cabelos, pele, unhas, roupas – mais cuidados do que a maioria das mulheres. A popularização do termo teve como momento-chave a publicação pela revista eletrônica Salon.com, em 2002, de um perfil do jogador inglês David Beckham, o metrossexual propriamente dito, assinado por Simpson.

E por que metro + sexual? Em termos etimológicos a piada não tem muita graça, mas vamos lá: “metro” vem de metrópole. Como explica o próprio Simpson: “O típico metrossexual é um homem jovem com dinheiro para gastar, que mora numa metrópole ou nos arredores dela – porque é ali que estão todas as melhores lojas, clubes, academias de ginástica e cabeleireiros”.

 

 

 Outra definição retirada da internet

 

O que é Metrossexual:

Metrossexual é uma junção das palavras “metropolitano” (cidade, metrópole) e “sexual”, cujo significado se refere a um homem urbano que se preocupa em cuidar da aparência.

O metrossexual gosta de se vestir bem e de estar na moda. Investe em vestuário e acessórios sofisticados, frequenta cabeleireiros e institutos de beleza, cuida da pele, usa cosméticos, bons perfumes, faz manicure, pedicure, depilação, etc.

O inglês David Beckham, jogador de futebol, casado e com filhos, foi sempre uma imagem emblemática de um homem metrossexual.

http://www.significados.com.br/metrossexual/

Opinião sobre homens metrossexuais

Afinal de contas, nenhuma mulher gosta de gastar horas pra se arrumar para um cara que parece que saiu de um árduo dia de trabalho numa oficina mecânica, né? A menos que isso seja uma fantasia sexual da moça, mas aí é outra história…

Porém, confesso que começa a incomodar quando você repara que a quantidade de cosméticos na pia dele é igual ou maior que a sua. Ou que ele demora mais para arrumar o cabelo do que você. Ou precisa de mais tempo para conseguir uma roupa que combine. Se você, mulher, está de acordo com isso, não deve levar em consideração a minha opinião, mas que deve incomodar muitas mulheres, ah isso deve.

Acredito que o metrossexualismo pode ter vários níveis e, assim como qualquer coisa,o excesso é tão ruim quanto a ausência. Considero extremamente aceitável – e respeitável – um cara se cuidar para estar apresentável. Mas acho difícil tolerar um que seja fashion victim (o tipo de pessoa que faz tudo o que a moda manda) e/ou bonequinho de porcelana. Já é chato quando é uma mulher, que teoricamente  tem “permissão social” para ser e fazer isso tudo. E, para mim, quando é um homem então perde totalmente a graça. 

 

http://www.supremas.com.br/qual-sua-opiniao-sobre-homem-metrossexual/

 

– Seu texto tem de ser escrito à tinta, na folha própria.

– Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.

– O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.

– O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.