Tema: o estado e o poder judiciário no Brasil

O Estado e o Poder Judiciário no Brasil

Faça uma dissertação discutindo as opiniões expostas abaixo. É importante que você assuma uma posição a favor ou contra as idéias apresentadas. Justifique-a com argumentos convincentes e atuais.

Você poderá também assumir uma posição diferente, alinhando argumentos que a sustentem.

Eu desisti do Brasil

(…) Se o criminoso, segundo o próprio Judiciário, deve ser beneficiado com uma pena leve, o que acontecerá com o resto da sociedade? Vamos colocar grades em todas as portas e janelas? Nos entrincheirarmos dentro de nossas próprias casas? Reduzir a circulação de pessoas? Nos armarmos até os dentes? Viver numa colônia penitenciária, como na ficção Kafkiana? Se a Justiça é inócua, as Leis protegem o bandido e a impunidade campeia, a sociedade fica literalmente jogada às feras. É como se vivêssemos no velho oeste, povoado de ladrões, bandoleiros e assassinos, mas sem nenhum candidato a xerife. (…) (Rudy Volkman).

Comprovado: criminoso é o Estado

(…) A incompetência do Estado em administrar os seus presídios, onde, além da superlotação, reinam a corrupção, tráfico de drogas, promiscuidade, falta de higiene e condições mínimas para que um condenado não se esqueça de que é humano, são as causas principais que levam o criminoso a provocar incêndios, matar seguranças e possíveis companheiros delatores a ganhar a liberdade ilegal (…) (Monzahir Salomão).

Fonte: https://www.10emtudo.com.br

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.