“Hábitos alimentares do séc. XXI: riscos e problemas”

Um país emergente como o Brasil não herda apenas os frutos bons da globalização, mas também se influencia pelos péssimos hábitos alimentares dos países ditos desenvolvidos. Nesse sentido, novas doenças surgem no horizonte, as futuras gerações e os futuros idosos da geração atual terão de lidar com a série de problemas causados pela pobre e deficiente dieta alimentar.

No blog “alimentacaoohyeah”  encontramos um alerta de diversos problemas relacionado à má alimentação.  Segundo a postagem uma alimentação incorreta traz riscos à saúde.

 

                            “Quando nos alimentamos de forma incorreta e passamos o que o nosso corpo comporta de glicogênio (que é a concentração de energia do corpo) a energia em excesso se transforma em gordura que além de ficar acumulada nas laterais do corpo, invade o coração. Isso tudo causa problemas cardíacos, alto nível de estresse, diabetes, hipercolesterolemia (alto nível de colesterol) e problemas gastrointestinais, além da obesidade. Quando não comemos o suficiente também estamos maltratando nossa saúde, causando problemas como a famosa anorexia. A anorexia atinge principalmente mulheres de 12 a 20 anos de idade, e pode levar a morte por desnutrição. A pessoa com anorexia sempre se acha gorda, e por esse motivo ela se alimenta de forma incorreta, normalmente absurda se privando de carboidratos ou mesmo se mantendo em jejum absoluto. Essa forma de se alimentar causa problemas gravíssimos como:

*Hipotensão(diminuição da pressão arterial);

*Desidratação e desnutrição;

*Redução da massa muscular

*Anemia

*Intolerância ao frio;

*Motilidade gástrica diminuída;

*Amenorréia (parada do ciclo menstrual);

*Osteoporose

*Infertilidade em casos crônicos

              Outro distúrbio alimentar é a bulimia, que é quando a pessoa tem compulsões alimentares, e depois para “compensar”, induz o vômito, usa laxante e/ou diuréticos e pratica exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Esse distúrbio também causa problemas graves como:

*dores musculares;

*desequilíbrio eletrolítico;

*vômitos com sangue;

*cáries e lesões sobre o esmalte dentário;

*face inchada e dolorida(devido a inflamação do tecido que reveste o esôfago pelos efeitos do vômito );

*Inflamação nas glândulas salivares;

*Desidratação;

 

 

Fonte: alimentacaoohyeah

 

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.