Tema de redação: Como reconhecer nossos preconceitos?

A partir do tema em questão: “Como reconhecer nossos preconceitos?”, faça uma reflexão, em seguida, redija um texto dissertativo/argumentativo com o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas.

 

 leia os textos verbais e não verbais abaixo. Esses textos são motivadores que podem ajudar em sua reflexão a respeito da abordagem temática.

 

Texto 01

preconceito criançaspreconceito crianças 2

 

 Texto 02

 

É mais comum do que se pensa. Crianças, mesmo as mais novas, demonstram preconceito e dificuldade para aceitar as diferenças. Além do racismo, é vítima comum da sinceridade cruel da meninada qualquer um que apresente uma característica “estranha” ao seu mundo, como gordinhos (“baleia” e “saco de areia”), os que usam óculos (“quatro-olhos”) e os baixinhos (“tampinhas”). Sem falar de portadores de deficiência, gagos, tímidos etc.

Folha de São Paulo, 25/11/2007

Texto 03

Em 2009, uma pesquisa sobre preconceito e discriminação foi realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em 501 escolas públicas de 27 estados brasileiros. O estudo, que envolveu alunos, professores e pais, revelou que 99,9% dos entrevistados preferem manter distância de algum grupo social específico. 96,5% dos entrevistados expressaram preconceito com relação a portadores de necessidades especiais, 94,2% têm preconceito étnico-racial, 93,5% de gênero, 87,5% socioeconômico e 87,3% com relação à orientação sexual..

Para a pedagoga Lucimar Rosa Dias, doutora em diversidade étnico-racial e infância e consultora do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade, os dados são indicadores claros de que o combate a esse quadro depende também de uma ligação sadia entre escola e família. “Não dá para esperar uma sociedade sem preconceito se não há compromisso com isso”, diz. “Educar para a diversidade não tem dia, nem hora. É essencial conversar, mostrar, dizer o que está errado. E nunca subestimar a capacidade de compreensão da criança”.

http://delas.ig.com.br/filhos/como-abordar-o-preconceito-com-as-criancas/n1597578783299.html

 

 Adaptado do processo seletivo da UPE/2012

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.