Tema: A consciência política no Brasil

Um tema  muito bom para treinar produção de textos. Mais que isso, um tema maravilhoso para que o jovem pesquise e tire pontos de vistas e com isso amplie sua visão de mundo. Que aproveite para refletir sobre a realidade sobre a qual está inserido.

 

 

Leia abaixo dois textos motivadores:

 

Texto I

 

“No que tange à liberdade econômica, brasileiros acham que o governo deve investir na economia (67%), regulá-la (58%), resgatar grandes empresários em dificuldade (57%)  e defende maior regulação do direito do trabalho (54%). Por outro lado, é dividido quanto a benefícios sociais e defende majoritariamente a redução de impostos.

Evidentemente que brasileiros não possuem consciência política e não entendem o conceito de escassez, já que defendem a redução de impostos e o investimento público ao mesmo tempo. Mas com que dinheiro, se são contra os impostos?

Essa pesquisa revela, com força, que o brasileiro se acostumou a não ser economicamente livre. Para este brasileiro médio, a propaganda estatal de que a culpa pelos oligopólios e pela exploração do consumidor comum é do mercado, e não do governo aliado a grandes empresários oligopolistas, funcionou perfeitamente.

Com isso, serviços públicos precários e serviços privados oligopolizados continuam a ser servidos de maneira cara e ineficaz, sem reação popular, pois o povo não entende a relação de causa e efeito entre grandes governos e concentração de mercado.”

https://www.epochtimes.com.br/pesquisa-aponta-brasileiro-nao-possui-consciencia-politica/

 

Texto II

 

“Mudar a realidade de milhões de brasileiros não é tão fácil quanto parece ser nas falas de líderes do Governo. O representante da Via Campesina\MST, João Pedro Stédile, no III Congresso Nacional da Juventude Camponesa, que acontece em Pernambuco\Recife, na manhã de hoje (15), afirma que essa questão foi analisada pelo viés da discussão crítica sob a atual conjuntura da realidade brasileira. Segundo ele, todas as mudanças históricas sempre foram feitas pela classe trabalhadora.

Stédile argumenta que a juventude camponesa precisa compreender a responsabilidade que possui para, segundo ele, não passar pela história sendo conhecida como uma geração ‘bundona’. “Ainda dá tempo de fazer a mudança, mas é preciso compreender as realidades que temos”, enfatiza.

Embora o tempo de fala tenha sido pouco para discutir a luta de classes com realidades tão diferentes durante o congresso, Stédile construiu uma leitura genérica dos elementos mais importantes que determinam isto a nível nacional. “Cada um de nós vê a mesma realidade com um olhar diferenciado e assim, temos que montar esse quebra cabeça da fotografia da realidade e compreender de fato o que esta acontecendo na luta de classes”, argumentou.”

http://mariafro.com/2014/01/16/stedile-aponta-reforma-e-consciencia-politica-para-mudar-a-realidade-brasileira/

 

Proposta: Dissertação

Após, refletir sobre o tema; redija um texto dissertativo, em prosa, argumentando de maneira coerente em defesa de seus pontos de vista.

 

Máximo de 30 linhas
Mínimo de 15 linhas

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.