“Pobres deveriam comer menos”, por Viviene Westwood

Segundo a linda Viviene Westwood, “pobres deveriam comer menos”. Está bem, eu confesso, de linda não há muita coisa, quase nada realmente. E muitos devem estar se perguntando, “quem é essa tresloucada?” Me pegaram, eu nunca vi mais gorda. O que eu ouvi dizer pelos becos é que se trata de uma dessas exóticas e excêntricas estilistas europeias que fazem mais sucesso pelos rebuliços que causam quando abrem a boca do que quando produzem algum trabalho no mundo da moda.

Ao que se sabe é uma espécie Pelé, “Ela também é craque?”, você leitor, me pergunta e eu respondo: “Não, ela também está sempre perdendo a chance de ficar calada.”

Ela fez essas declarações após entregar uma petição ao governo do Reino Unido delineando preocupações sobre os alimentos geneticamente modificados (GM). Westwood aconselhou o público a não confiar nos rótulos de recomendação das comidas avaliadas: “Se o governo disse que é bom, então você sabe que não é”.

Mas quando deu entrevista à radio da BBC, o locutor apontou que nem todos podem se dar ao luxo de comer alimentos orgânicos ou não transgênicos. Foi então que a estilista simplesmente respondeu: “comam menos”.

Seu comentário fez ainda o locutor a informá-la de que milhares de pessoas no Reino Unido já estão indo recorrendo à seguridade social do governo britânico e mal conseguem dinheiro para comprar comida suficiente para uma dieta básica, o que significa que “comer menos não é realmente uma opção”.

Mas Westwood não recuou:

– Você tem todos esses alimentos processados, que é a principal razão de as pessoas estarem engordando. Eles não são realmente bons para você, não dão força e energia, mas só o peso.

Esta não é a primeira polêmica da estilista. Em dezembro, Westwood sugeriu que roupas “deveriam custar muito mais do que custam”, e que os alimentos deveriam ser mais caros.

 

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.