Lista de Faculdades reprovadas pelo MEC, estude nelas por sua conta e risco

 

No finalzinho de 2015, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking das piores instituições de ensino superior do Brasil. Ao todo 2.042 instituições foram avaliadas em uma escala de pontuação que varia de 1 a 5. Desse total, 324 foram consideradas insatisfatórias, entre as quais 17 de Goiás.

A instituição leva o título de “reprovada” quando seu Índice Geral de Cursos (IGC) fica abaixo de 3 na pontuação. Esse cálculo é feito anualmente, com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no Enade, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e dos conceitos de mestrado e doutorado, ancorados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).

O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Por isso a divulgação refere-se aos três anos suficientes para que todas as áreas sejam avaliadas.

Notas 1 e 2 são insuficientes e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC, como a proibição de novos vestibulares. Na última avaliação, 24 instituições conseguiram a nota máxima de 5.

Dentre as instituições reprovadas, 319 são faculdades, 2 são universidades e 3 são centros universitários. A Unitins, do Tocantins, e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre, são as duas instituições públicas de ensino no ranking com nota 2. Dos três centros universitários, um é público (Unirg-TO com nota 2) e outros dois privados.

Confira abaixo as instituições de ensino superior com as piores avaliações do Ministério da Educação:

Instituto de Ciências Sociais e Humanas – 2
Centro de Ensino Superior de Jataí – 2
Faculdade do Instituto Brasil – 2
Faculdade Sul da América – 2
Faculdade de Caldas Novas – 2
Faculdade Lions – 2
Faculdade Padrão – 2
Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil – 2
Faculdade Almeida Rodrigues – 2
Faculdade do Norte Goiano – 2
Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns – 2
Faculdade Central de Cristalina – 2
Faculdade Aliança – 2
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – 2
Faculdade Cambury – 2
Faculdade Serra da Mesa – 2
Faculdade Brasil Central – 2

A lista completa, pode ser acessada aqui: 

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.