Governo de Goiás coloca placas nas portas das escolas

Ninguém vai poder dizer que o Governo de Marconi Perillo não cumpri o que promete.

Durante a greve dos professores em 2012, Marconi prometeu que, em nome de uma suposta transparência, colocaria uma placa na porta de cada escola do estado com o referente Ideb.

Nossa, o governador que peita cumpriu tal promessa? Sim, de uma maneira meio estranha, sim. Só que cabe ressaltar que no Colégio Diógenes de Castro Ribeiro, em Jaraguá, não há ensino fundamental. A imponente placa que pode ser vista de longe trás apenas o desempenho do nono ano.
Tem gente Maldosa dizendo que divulgar 5,3 é uma maneira de iludir a população de que a educação melhorou. Uma vez que o índice real das escolas de ensino médio não saiu da casa de 2,3.

Claro que alguns podem achar legal investir dinheiro público para confecção dessas caríssimas placas para informar um dado que os próprios pais dos alunos do 9° ano poderiam perguntar nas escolas dos filhos, mas o governo deve ter suas boas explicações para o dispêndio dessa verba, embora sejam muitas escolas, logo é muito investimento e o pai nem vai saber o verdadeiro índice das escolas de ensino médio. Isso sim é lutar por transparência.

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.