Editorial: Aumento de vagas na Câmara de Vereadores de Jaraguá

 

Nós do Portal S.O.S Voz estamos ouvindo um zumbido em forma de boato que corre pelas bocas pequenas; por toda a cidade comenta-se o fato de que qurem aumentar o número de vagas de vereadores na Câmara Municipal. Os pré-candidatos mais eufóricos discutem o assunto como se já fosse coisa certa e pronunciam as palavras como se fosse algo positivo para nosso município; pelo fato de que vai ser mais fácil se eleger por fazer com que o número de votos necessários diminua. Ninguém pensa que isso vai aumentar a burocracia na hora de discutir projetos, vão triplicar as negociatas, quintuplicar os gastos com a Câmara; isso tudo vai fazer com que os serviços públicos fiquem mais precários, já que as verbas vão diminuir, pois vão aumentar os gastos com vereadores.

Nosso blog lembra que devemos ficar cientes de que os nove vereadores não fizeram muita coisa além de picuinhas entre si e projetos mesmo não tivemos nada significativo. O que os pobrezinhos dos vereadores chamam de projetos são meras requisições de lâmpadas para algum bairro que a CELG deixa nas trevas. Outros requerem mudança em algum nome de rua para homenagear algum parente; tem também aqueles que ligam para os hospitais pedindo agilidade em algum atendimento. Existe os que vão a eventos, enterros, aniversários e apertam a mão de todo mundo e tira foto. Agora, iniciativa, projeto mesmo só durante as campanhas. A maioria durante o pleito é representante deste ou daquele bairro e fazem abaixo-assinado e tudo; porém quando eleitos ficam brigando mesmo é por cadeiras de Secretário Municipal: os eleitores ficam chupando o dedo.

Nosso portal repudia qualquer iniciativa no sentido de aumentar quantidade de vereadores em uma cidade onde não vemos tal necessidade; uma vez que o que temos são pessoas oportunistas e trabalho e compromisso com a comunidade são termos muito longe dos valores defendidos por esses paraquedistas. Sabemos que mesmo não trabalhando para merecer o prestígio que querem gozar; os que ficam quatro anos mamando as lindas tetas das verbas da Câmara; ainda querem acolher mais pessoas.

Devemos dar um basta nisso. Muitos municípios do Brasil já conseguiram barrar essa inciativa. É hora da população de Jaraguá também se manifestar. Se preciso faremos um abaixo-assinado pedindo que a população jaraguense seja consultada em um referendo. Assim, poderemos analisar os benefícios de aumentarmos a quantidade de vereadores; que claro só favorece ao grupo dos que almejam também ocupar umas das vagas nas próximas eleições.

Portal S.O.S Voz

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.