Concurso Goiás na Ponta do Lápis 2016

O concurso de redação Goiás na ponta do lápis, que existe de uma parceria entre Secretaria de Educação de Goiás e o jornal A Tribuna do Planalto, volta a ser anunciado. Ano passado, sabe-se lá por que causas, simplesmente não não foi realizado, nem mesmo o respeito de explicar o porquê aos que sempre acompanhavam. Apenas silêncio.

Esse ano, em pleno final de primeiro bimestre aparece um discreto edital nas escolas. Uma fênix renascida? Não sei em até que ponto. O concurso, logo na parte referente ao Ensino Médio, traz o gênero produção textual: paródia. Sim, um tipo de intertextualidade considerada pela maioria algo sem criatividade. O aluno que antes poderia colocar em prática qualquer tipo de prática textual, como poesia, crônica, artigo, conto, agora é obrigado, se quiser participar, fazer apenas adaptação humorística e provocativa de estrutura ou esqueletos de textos já criados.

Uma pena essa decisão, mas até que o tema é interessante:

TEMA: HISTÓRIAS REAIS DE COMBATE AO AEDES.

A tal Tribuna do Planalto tem um site: http://tribunadoplanalto.com.br/, não tem quase nada postado lá, a não ser alguns elogios duvidosos ao Governo do estado, mas quem sabe nos próximos dias tenhamos sorte e eles poste lá novidades.

Abaixo, vou postar ao menos as categorias referentes a cada série, depois se os amigos quiserem podemos postar o edital todo:

 

20160424_212334974_iOS

 

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.