Calendário do Enem: Datas de inscrição e dias de provas Enem 2015

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas oficiais do calendário do Enem 2015, Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições terão início no dia 25/05, conforme havíamos divulgado antecipadamente neste site. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro deste ano, como também havíamos já informado. A confirmação do calendário oficial do Exame foi divulgada hoje quinta-feira (14/05) pelo MEC durante entrevista coletiva.

O Exame Nacional do Ensino Médio é um teste de conhecimentos aplicado pelo Ministério da Educação. No início tinha apenas o objetivo de avaliar o nível do ensino das escolas da rede publica, bem como o desempenho escolar dos alunos do último ano do ensino médio destes educandários. Porém em 2009 o Enem passou por uma serie de mudanças para democratizar o acesso dos brasileiros ao ensino superior, sendo então aceito como processo seletivo das Instituições Federais de Ensino.

Inscrições do Enem 2015

Cronograma Enem 2015

As inscrições do Enem 2015 terão início às 10h do dia 25 de maio e terminar às 23h59 do dia 05 de junho exclusivamente através da Internet pelo endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. A taxa de inscrição terá o valor reajustado para R$ 63.

As provas do Enem 2015 serão aplicadas em horários diferentes das edições anteriores. Nos dias dos exames, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), mas as provas iniciarão às 13h30, após realização de procedimentos de segurança.

A inscrição para participar do Enem 2015 será confirmada apenas após o pagamento da taxa de inscrição que deve ser de R$63,00. Apenas os alunos de escolas públicas e os candidatos que se encontram em situação de carência socioeconômica são isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Os candidatos devem observar a data limite para o pagamento que deve ser realizado através da Guia de Recolhimento da União (GRU), em casas lotéricas e agencias bancarias.

Com os resultados do Enem, os inscritos podem participar de programas do Governo para educação como o ProUni ( Programa Universidade para Todos), SISU (Sistema de Seleção Unificada), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), e todas estas iniciativas exigem a participação no Enem para poder concorrer ou usufruir dos benefícios por elas oferecido.

Fonte: http://www.enem2015.net.br/

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.