Antipetismo: a falácia de que a corrupção tem um rosto e uma só sigla

Adoro esse discurso paradoxal de que há muita corrupção no PT, essa vontade maliciosa de querer concretizar o rosto da corrupção na sigla PT e sempre deixando implícito que o enlameado e elitista, incompetente e corrupto PSDB é virtuoso. Seria poético se não fosse falacioso, injusto, discurso enganador e desleal.

Realmente, estamos em um tempo em que precisamos e merecemos uma terceira via política, seríamos loucos se negássemos o que  as manifestações de 2013 mostraram, tanta paixão, tanta vontade, tantos problemas sufocando a garganta dessa nação tão sofrida, tantos desejos, tanta gente angustiada e farta com toda imundície do sistema político do nosso país.

Todos nós, principalmente os mais jovens que são revolucionários por natureza, queremos uma mudança urgente, queremos nossa dignidade de volta, queremos mais justiça, mais ética, mais educação, mais saúde, mais segurança, mais projetos sociais, mais direitos para as minorias. E o PSDB? O PSDB quando se apresenta afirmando, na figura maquiada de Aécio, que é a resposta para todos nossos desejos e sofrimentos, chega a ser uma ofensa. É como receber uma bofetada na face,  mesmo à custa de marqueteiros internacionais, de alto gabarito temos de admitir, não adianta. É uma pílula amarga demais, impossível dourá-la, açucará-la para que desça goela abaixo com mais facilidade.

O PSDB não é a solução ainda, na verdade é parte mais vergonhosa do problema, é uma das faces nefandas de tudo de ruim que há na política, impunidade, favorecimento, nepotismo, dificulta investigações, fraudam licitações, gastam mais com publicidade do que com projetos. Criticam o mensalão, mas têm seus próprios mensalões para serem julgados. Apontam o escândalo da Petrobrás, mas tem um Sérgio Guerra que recebeu, no mesmo esquema, 10 milhões e que era na época presidente do partido. Aí apontam o dedo e pedem que o PT explique isso. Ao menos do PT eu vejo um ou outro ser julgado e condenado. Não vejo nem unzinho do PSDB sendo preso. Mesmo liderando o ranking feito por institutos sérios a respeito da corrupção no Brasil, que pode, inclusive ser pesquisado aqui :

PSDB não é a resposta para o que o brasileiro quer enquanto cidadão. O desejo de mudança é justíssimo, mas o que nos oferecem não é uma mudança, é uma enganação.  Como um partido que luta com unhas e dentes pela impunidade dos contraventores, corruptos e corruptores querer encarnar anseios da sociedade? Essa contradição entre discurso e ação nos bastidores faz com que fique muito estranho a qualquer ser com um pouco de inteligência engolir o discurso de que o PSDB,  partido líder em corrupção no Brasil, ser uma solução para diminuir a própria corrupção que eles tanto lutam para manter em sua sigla. Aconselho esperarmos mais 4 anos, quem sabe não surja uma verdadeira terceira via.

Claudio Bertode

Formado em Letras pela Universidade de Brasília, Cláudio Bertode é Poeta, Cronista e Educador na Rede Pública e Privada do Estado de Goiás.